PROJETO BEM TE VI
Bem-te-Vi: Infância e Audiovisual
Motivados a estabelecer um diálogo o mais direto possível com as crianças – sem ter que, necessariamente, passar por seus “porta-vozes” e “representantes” – buscamos novas estratégias baseadas em diálogos. Nasce assim, o Projeto Bem-te-vi.
Em 2005, sob a coordenação da educomunicadora e cineasta Ariane Porto, foram implantadas oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes, dando aos mesmos acesso aos equipamentos de gravação e edição já que, como qualquer outra linguagem, apenas com a continuidade do exercício é que se alcança o domínio sobre o audiovisual.
Objetivos
Mais de 150 oficinas realizadas desde 2002
- contribuir para a democratização do acesso às tecnologias de informação e comunicação; )
- contribuir para formação de crianças e adolescentes para a recepção crítica de produtos veiculados por canais de televisão e internet;
- possibilitar às crianças a formatação de produtos audiovisuais com temáticas pertinentes às realidades de suas comunidades;
- contribuir para apropriação das técnicas de produção de mídia e audiovisual;
- contribuir para a expressão da diversidade cultural;
- contribuir para o desenvolvimento das capacidades de comunicação, expressão e criação.
A proposta do Projeto Bem-te-vi é ser um espaço onde as crianças e jovens se tornem protagonistas da construção de sua identidade e de seu desenvolvimento cultural, mediante o conhecimento e a apropriação, não só da linguagem audiovisual, mas também das novas tecnologias da informação e comunicação.
O projeto foi concebido para ser desenvolvido em “ninhos” – espaços físicos dotados de equipamentos como câmera de vídeo digital com acessórios; computador com softwares de edição, composição e tratamento de imagem; kits de luz com tripés, lâmpadas e cases; microfones direcional e de lapela; impressora e scanner.
Nas oficinas, as crianças têm contato com todas as etapas de realização do audiovisual e produzem um filme nos formatos animação, ficção e/ou documentário, realizando todo o processo, desde a criação do roteiro até a edição final, passando pelas etapas de pré produção, filmagem e pós produção. O público alvo do Bem-te-vi são as crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos.