Povos do Mar – Centro Cultural São Sebastião tem Alma

Filmes Autorais

A Mata é a Alma do Índio

Direção: Ariane Porto
00:09:23
LIBRAS

A interdependência entre cultura e meio ambiente dos Guaranis da Reserva do Rio Silveiras, através das reflexões e narrativas do Pajé Samuel.

Bem Viver, a Filosofia dos Povos Andinos

Palestrante: Célio Turino
00:32:16
LIBRAS

Durante a última década, Turino realizou incontáveis viagens pela
América Latina, pelos rincões mais remotos, de aldeias indígenas a favelas, sempre difundindo as ideias da Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, conceitos e políticas públicas que desenvolveu quando secretário da cidadania cultural no Brasil (2004/10).

Bye Bye Desemboque, Lima Duarte e Suas Veredas

Direção: Ariane Porto
00:54:00
Audiodescrição

Através de uma viagem ao pequeno distrito de Desemboque, no
município de Sacramento, em Minas Gerais, o filme mergulha no universo, nas histórias e nas paisagens que fizeram do menino Ariclenes Venâncio Martins um dos maiores atores brasileiros de
todos os tempos – Lima Duarte.

Desigualdade & Racismo com Hélio Santos

Palestrante: Hélio Santos
00:36:48
LIBRAS

O Presidente do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil, Hélio Santos, aborda assuntos importantes e necessários no Brasil, como: desigualdade; diversidade (gêneros, geracional, orientação sexual, mobilidade física e étnica racial), preconceitos (Racismo, intolerância religiosa e xenofobia), escravidão e cotas.

Ecossistema Marinho Oceanos Mitos x Conservação

Palestrante: Adriana Basques
00:17:44
LIBRAS

Adriana Basques trocou a bem-sucedida carreira executiva pela
fotografia. Sua dedicação em criar imagens que gerem impacto e interesse na preservação ambiental lhe rendeu inúmeros prêmios e reconhecimento internacional.

Mama Minha!

Direção: Ariane Porto
00:52:04
LIBRAS

A que profundidade o mergulho na cura pode nos levar? Mama Minha! é um autorrelato da cineasta Ariane Porto, desde o momento em que foi diagnosticada com um câncer invasivo de mama, passando por todas as etapas de sua busca pela cura. Essa jornada de reflexão e aprendizado é narrada ora com a densidade da dor, ora com a beleza de mergulhos nas águas profundas e cheias de vida da Indonésia. Um relato de luta e otimismo e uma declaração de amor à vida.

Nossa Casa Nosso Cérebro

Palestrante: Dr. Li Li Min
00:42:16
LIBRAS

Médico pela UPFR, neurocientista com PhD pela McGill University no Canadá, Gestor pela PUCCamp, professor titular e chefe de Departamento de Neurologia na Unicamp, coordenador de difusão do Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia e Líder do Grupo de Inovação e Gestão da Saúde no Brasil e fundador da ONG Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia.

O Crime da Cabra

Direção: Ariane Porto
01:30:21
LIBRAS

Uma pequena cidade do interior vê seu cotidiano abalado por causa de um crime inusitado: uma cabra comeu o dinheiro da sua própria venda. Tem início uma disputa entre dois antigos amigos para saber de quem é a cabra. Um vendeu e não recebeu o dinheiro. O outro pagou e não levou. Por conta desta e de outras aventuras a cabra torna-se o centro das atenções e transforma a vida da cidade, às voltas com uma polêmica sem fim. Ambientado no universo caipira de uma fictícia cidade do interior de São Paulo, o longa utiliza recursos do circo-teatro, e faz uma homenagem ao ator e cineasta Amácio Mazzaropi (1912-1981), o maior caipira da história do cinema.

O Direito das Sociedades em Desenvolvimento à Segurança Alimentar e Nutricional

Palestrante: Manoel Roberto G. de Andrade e Silva
00:38:22
LIBRAS

Nas últimas décadas, prestou consultoria a Organizações das Nações Unidas na América Latina, como CEPAL e PNUD. Atualmente é consultor da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, FAO, atuando em projetos com comunidades costeiras, pesca artesanal, aquicultura e desenvolvimento sustentável. Especialista em conservação da Biodiversidade Marinha e Costeira, com base no desenvolvimento local participativo na produção e o acesso a alimentos seguros.

Topografia de um Desnudo

Direção: Teresa Aguiar
01:22:07
LIBRAS

Rio de Janeiro, anos 60. A cidade se prepara para receber a visita da rainha Elizabeth. Um clima de tensão social e política antecede o golpe militar. Uma jornalista investiga a morte de moradores de rua e se envolve num perigoso jogo de interesses. Governo e polícia empreendem a “Operação mata-mendigos”, com o objetivo de “limpar” a cidade para a visita da rainha. Os mendigos são torturados e jogados no rio Guandu. Policiais e funcionários do Governo da Guanabara são indiciados. Com o Golpe de 64, os inquéritos são arquivados e o episódio apagado da história do Brasil. Adaptação da obra teatral do chileno Jorge Diaz, baseada em notícias publicadas na imprensa internacional.